Mulher: orgulhe-se de sua jornada, suas vitórias, dores e aprendizados

A tecnologia é um dos setores mais dinâmicos e influentes de nossa economia, moldando profundamente nossas vidas e sociedade. Ao longo de muitas décadas tivemos mulheres como pioneiras, programando os primeiros computadores digitais e tantos outros projetos que marcaram a história da humanidade.

No entanto, atualmente enfrentamos um gap da presença feminina na área. Este desafio já não é uma novidade e em função da pandemia, se tornou ainda mais urgente. Trabalho na área de tecnologia há quase 15 anos e ao lado de tantas outras mulheres, já senti na pele o que é ser a única a me atrever escrever um código ou posicionar minhas ideias.

Com todo esse turbilhão que estamos vivendo, trago alguns questionamentos: O que estamos construindo de concreto para mudar essa realidade? Quem é aliado de verdade?

Juntas, somos mais mulheres na tecnologia

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

A maior herança que a minha mãe e minhas avós poderiam me proporcionar foi construída ao longo da minha vida, me mostrando que independente da minha realidade, eu poderia “ser alguém”, desde que me dedicasse muito.

Eu cresci acreditando em tudo isso e este 8 de março de 2023, é o oitavo Dia Internacional da Mulher da WoMakersCode. Começando como um grupo de estudos, a WoMakersCode se tornou um dos meus maiores feitos, ao reunir centenas de mulheres.

Com a força da nossa rede de voluntárias, doadores e empresas parceiras, alcançamos mais de 250 mil mulheres

Relatório de Impacto 2021-2022

Na segunda de Ada Lovelace em 2021, nos tornamos, oficialmente, uma organização sem fins lucrativos. Vivemos em constante transformação e aprendizado — algo característico de uma borboleta.

Quem são essas mulheres?

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Lembro que a minha avó, uma vez me disse que a ONU queria ajudar as pessoas no mundo inteiro a terem uma vida melhor.

Em 2022, a WoMakersCode se tornou uma parceira oficial do Pacto Global da ONU no Brasil e hoje, 8 de março de 2023, marca a nossa assinatura nos compromissos Elas Lideram 2030 e Raça é Prioridade. Inclusive, a ONU Mulheres está realizando a campanha “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Selos dos programas “Elas Lideram 2030” e “Raça é Prioridade”

— Vó Lu, queria muito que você pudesse estar aqui para ver tudo isso acontecer!


Como uma mensagem final neste artigo, quero pedir que todas e todos acreditem, respeitem, sejam aliados e aliadas de ao menos uma mulher que esteja construindo sua jornada de voo. Dar credibilidade e ser rede de apoio é incentivar a descoberta e o poder das asas e celebrar o voo de meninas e mulheres que ousam sonhar.

Investir em mulheres na tecnologia, é investir no futuro. O futuro é melhor com mulheres em todas as mesas onde as decisões são tomadas!