Você sabia que, desde 2009, comemora-se na segunda terça-feira do mês de outubro o Ada Lovelace Day? Em 2009, a tecnóloga Suw Charman-Anderson fundou o Dia de Ada Lovelace para chamar a atenção para esta pioneira cientista e promover as conquistas das mulheres em carreiras STEM.
Este dia é uma festa de inspiração e empoderamento, um tributo às conquistas brilhantes das mulheres em campos historicamente dominados por homens. Celebramos não apenas Ada Lovelace, mas todas as mulheres destemidas que desafiam normas e moldam o futuro, mostrando ao mundo que o céu não é o limite – é apenas o começo!
Mas, quem é Ada Lovelace?
Curiosa e estudiosa, Ada Lovelace nunca frequentou a escola, dadas as questões sociais da época no que tange às mulheres. No entanto, ela era uma aprendiz ávida em casa. Sua mãe, Anne Isabella Milbanke, uma entusiasta da matemática, e seu pai, Lord Byron, renomado poeta inglês e um dos ícones do romantismo, proporcionaram a Ada uma educação rigorosa.
Seus estudos incluíam disciplinas como aritmética, gramática, ortografia, leitura, música, geografia, desenho e francês. Ao longo dos anos, Ada também se dedicou ao estudo do italiano, álgebra, geometria e astronomia.
Apesar de cumprir suas responsabilidades sociais, como casamento e maternidade, Lovelace manteve seu compromisso com os estudos. Seu marido sempre a apoiou nessa jornada, e ela geralmente estudava através da correspondência com seus amigos cientistas: Mary Sommerville e Charles Babbage. Em uma dessas correspondências, Babbage compartilhou com a condessa um novo projeto: a Máquina Analítica, destinada a realizar cálculos matemáticos de maneira ainda mais inovadora, executando operações de forma precisa e sem erros, ultrapassando as capacidades humanas.
Com seus conhecimentos em matemática, Lovelace percebeu que a Máquina poderia processar outras coisas além de números, qualquer coisa que pudesse ser representada por um padrão matemático, como imagens e música. Em seu trabalho para traduzir artigos sobre motor, ela completou os estudos com um conjunto de observações próprias e, entre essas notas, ela incluiu um algoritmo criado para ser processado pela Máquina, criando, assim o primeiro programa. Essa incrível máquina foi precursora de um invento revolucionário e que mudou para sempre o mundo: o computador.
E é por toda a sua curiosidade, sede por conhecimento e competência que, hoje, Ada Lovelace é considerada a primeira programadora da história!